← Voltar Publicado em

FIM do IPVA para quem possui estes veículos; confira a lista

Carros elétricos estão cada vez mais presentes nas ruas de todo o Brasil. A demanda por esta categoria de veículos tem crescido significativamente no país, com expectativas de atingir seu ápice este ano. Inclusive, com a chegada do BYD Dolphin e do GWM Haval H6 no pai, muitos consumidores brasileiros ficaram entusiasmados. Os benefícios destes veículos são diversos, com destaque para a isenção total do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A seguir, saiba mais sobre.

Donos de carros elétricos não precisam pagar IPVA no Brasil

De modo geral, além de oferecerem custos mais baixos em comparação com os veículos tradicionais, alguns estados brasileiros concedem incentivos adicionais para aqueles que optam por esses modelos mais sustentáveis. Um deles, por exemplo, é a redução ou até mesmo a isenção total do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Hoje em dia esse benefício é oferecido por 9 estados e pelo Distrito Federal. Além disso, alguns estados vêm estudando a possibilidade de obter autorização do IPVA para veículos elétricos, observando o exemplo da Bahia. A inauguração da fábrica da BYD em Camaçari (BA) levou o governo local a propor um Projeto de Lei que regulamenta essa autorização.

Nesse sentido, veículos elétricos com valores de até R$ 300 mil desfrutam da isenção total desse imposto na Bahia. Para carros elétricos com valores acima desse limite, aplica-se uma alíquota de 2,5%, equivalente à cobrada dos veículos a combustão. No caso dos veículos híbridos, não há distinção, ou seja, todos eles se beneficiam da mesma forma.

Veja quais são os estados participantes

Como mencionado, pelo menos 9 estados brasileiros oferecem benefícios para veículos elétricos e híbridos. Eles estão listado abaixo, confira:

  • Ceará;
  • Maranhão;
  • Rio Grande do Norte;
  • Piauí;
  • Distrito Federal;
  • Paraná;
  • Rio Grande do Sul;
  • Rio de Janeiro;
  • Mato Grosso do Sul.

São Paulo possui regras particulares

O Estado de São Paulo também poderia ser incluído nesta lista. Apesar de o estado não ter implementado incentivos para carros híbridos e elétricos, a cidade de São Paulo concede um desconto de 50% no IPVA para esses veículos. Esse desconto, porém, se limita a 103 UFESPs (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), equivalente à cerca de R$ 3,5 mil

Além disso, uma vantagem adicional para os proprietários de carros híbridos e elétricos em São Paulo é que esses veículos não estão sujeitos a restrições de circulação condicionais pelo rodízio de placas. Em outras palavras, significa que eles podem transitar diariamente nas vias da capital paulista.

Tarcísio Veta PL

Na última sexta-feira, no entanto, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vetou o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa que isentava o pagamento de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos. O objetivo do projeto era incentivar o uso de veículos menos poluentes no Estado.