← Voltar Publicado em

IPVA para veículos de São Paulo vai mudar? Confira a ALTERAÇÃO!

Moradores de São Paulo que possuem veículos próprios estão preocupados. Isso porque uma mudança significativa está prestes a acontecer, e envolve o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Basicamente, trata-se de uma proposta que visa redefinir quem terá direito à isenção deste tributo no próximo ano. Dessa forma, se você possui um veículo e reside no estado de São Paulo, acompanhe a leitura até o final: iremos contar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Estado de São Paulo terá mudança na isenção de IPVA 2024

Uma possível alteração na isenção do IPVA para o ano de 2024 está sendo debatida no Estado de São Paulo. De modo geral, trata-se de uma proposta que foi submetida à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Em resumo, essa proposição tem como objetivo revisar os critérios para a concessão da isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no próximo ano.

Mais precisamente falando, a grande mudança é que não haverá mais isenção para todos os tipos de veículos elétricos à bateria. Sendo assim, diferentemente do projeto inicial da Alesp, agora apenas proprietários de veículos movidos a hidrogênio e veículos híbridos com motor elétrico e a combustão terão direito à isenção. Para isso, no entanto, é preciso que o Projeto de Lei receba a aprovação dos deputados.

Quais são os veículos elegíveis para isenção?

De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, se receber aprovação, a proposta irá proporcionar isenção de IPVA para proprietários de ônibus ou caminhões, que são movidos exclusivamente a hidrogênio ou gás natural, incluindo biometano. Além disso, veículos que utilizam exclusivamente a hidrogênio ou híbridos com motor elétrico e motor a combustão que usem, alternativa ou exclusivamente, etanol também terão direito à isenção.

No entanto, um detalhe é importante: o valor do veículo não poderá superar os R$ 250 mil, e a isenção valerá apenas para os anos 2024 e 2025.

Benefícios da Isenção de IPVA 2024

Por fim, como é de se esperar, a isenção do IPVA representa um incentivo importante para os proprietários de veículos elétricos e híbridos. Isso porque isentar o pagamento do imposto pode tornar esses veículos mais acessíveis e atrativos para os consumidores. Além disso, a isenção do tributo é uma forma de recompensar os proprietários de veículos que escolhem opções mais ecológicas, contribuindo assim para a redução das emissões de carbono no transporte.

Diante disso, o Brasil tem vivenciado um notável aumento no mercado de veículos elétricos e híbridos nos últimos anos. Como resultado, esses tipos de veículos são apontados como uma opção mais sustentável e ecologicamente amigável em comparação com os veículos movidos por combustíveis fósseis.

Consequentemente, as montadoras estão investindo cada vez mais na produção de veículos elétricos em território nacional. Dessa forma, esses investimentos têm criando um conjunto amplo de empresas de veículos, componentes, equipamentos e serviços, com um número crescente de startups surgindo a cada dia. São benefícios em cadeia que prometem mudar a forma como lidamos com os veículos hoje em dia. A isenção é apenas uma parte dessa mudança.