← Voltar Publicado em

Pesquisa REVELA o carro que mais desvalorizou no Brasil em 2023: você tem um?

Se você possui um carro, certamente já se preocupou com o índice de desvalorização do seu veículo. Afinal, é através dele que se sabe em qual ritmo um automóvel perde valor ao longo do tempo. Dessa forma, quanto maior for esse indicador, maior será a quantia perdida. Logo, esse é um fator que pode influenciar na hora de fechar um negócio. Inclusive, uma pesquisa recente realizada no Brasil trouxe resultados curiosos sobre o carro que mais desvalorizou no país em 2023. Quer saber qual? Então, siga a leitura.

Pesquisa elege o carro que mais DESVALORIZOU em 2023

Antes de mais nada, se você possui um carro que está sofrendo uma forte desvalorização, é aconselhável considerar a possibilidade de se desfazer dele, especialmente se o veículo pertencer a uma das duas marcas mencionadas a seguir. Isso porque as perspectivas não são nem um pouco animadoras.

Sem mais delongas, de acordo com os dados divulgados, pode ser uma decisão acertada vender o seu carro, caso ele seja um modelo da Chevrolet ou da Volkswagen, pois essas marcas experimentaram uma desvalorização significativa recentemente. O motivo para tal desvalorização é variado, mas dentre as causas, destaca-se a pandemia do COVID-19.

Pandemia influenciou na desvalorização

De maneira geral, este cenário pode ter sido moldado pela pandemia do COVID-19, período em que enfrentamos medidas de isolamento social e restrições que temporariamente afetaram a indústria automobilística, impactando a produção de novos veículos. Como resultado, o mercado de veículos usados começou a ganhar destaque, e alguns modelos até viram seu valor aumentar de maneira considerável. Contudo, é importante observar que essa valorização não é uniforme para todos os veículos.

Em outras palavras, alguns modelos não tiveram a mesma valorização, o que pode se tornar uma fonte significativa de preocupação para seus proprietários. Portanto, se você possui um dos modelos que mais desvalorizaram nos últimos tempos, este pode ser o momento oportuno para considerar a venda, a fim de evitar prejuízos adicionais.

ESTE é o carro que mais desvalorizou

De acordo com uma pesquisa da empresa KBB Brasil, o Volkswagen Voyage é o carro que mais se desvalorizou recentemente, alcançando 22,80% de percentual, aproximadamente. Com a saída da linha do carro, é bastante provável que essa situação tenha piorado para o modelo. Além disso, o veículo VW Golf também se destaca na desvalorização, com 13,74%. Sendo assim, para não perder tanto dinheiro em uma negociação, o melhor a se fazer é tentar fechar negócio o mais rápido possível. Por outro lado, outros modelos atingiram o maior valor de revenda em 2023, sendo o HB20 Sense um deles.

Como funciona a determinação do valor de revenda do veículo?

Basicamente, este valor corresponde ao preço pelo qual um veículo pode ser vendido após um certo período de uso e desgaste. Nesse sentido, funciona como uma estimativa do quanto o carro manterá seu valor ao longo do tempo; trata-se de algo baseado em diversas variáveis, como:

  • Marca e modelo do veículo;
  • Estado de conservação;
  • Quilometragem percorrida;
  • Histórico de manutenção;
  • Tendências do mercado atual.

Portanto, ao adquirir um novo veículo, lembre-se de considerar o valor de revenda.